Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2019

bora cronicar - O Noivo Foi no Casamento?

bora cronicar

O Noivo Foi no Casamento?

Eu já fui em alguns casamentos, claro.
Tu também já deves ter ido, caro leitor. Mas eu tenho uma pergunta: tu foste como convidado do noivo, ou da noiva? Ah!, isso faz, sim, muita diferença!
Por exemplo: teve uma vez que fui convidado para o casamento de um amigo de infância. Quando cheguei na Igreja, já tinha bastante gente e fiquei lá no fundo. Conheci poucas pessoas, na verdade… Mas eu havia chegado poucos segundos antes da noiva entrar, então, achei que era porque eu estava muito no fundo da Igreja. Então, quando fomos para a festa, que seria no salão ao lado da Igreja, fui procurar os amigos comuns -processo natural para quem vai em festas de casamento. 
A festa era relativamente simples, embora muito bonita. Mas não havia mesas numeradas ou lugares marcados. Então, saí pelo salão procurando os amigos. Encontrei dois deles, ainda solteiros, como eu, na época. Acabamos sentando em uma mesa no fundo do salão. Encontrei, ainda, um outro camarada, mas que já estava casado e, então, não ficou com a gente. Ficou bem longe de nós, lá perto da mesa dos noivos. De amigos mesmo, da nossa turma, foi só esses que vi.
Mais um tempo passou e, já namorando a Ana, fomos convidados para um casamento de uma das amigas da Ana. Festão! Eu não conhecia quase ninguém. Mas a Ana, amiga da noiva, conhecia muita gente. Ficamos em uma mesa muito boa, logo depois das mesas dos parentes… da noiva!
Daí comecei a reparar mais nas festas de casamento. Havia um certo padrão: se eu ia como convidado da noiva, ou acompanhando a Ana como convidada da noiva, normalmente havia muitos conhecidos e acabávamos ficando em uma mesa boa, próxima da pista de dança, ou da mesa da noiva. Mas quando eu era convidado do noivo, nunca encontrava toda a turma e, normalmente, ficava em mesas perto de alguma parede!  Comecei a notar isso, também, na cerimônia da Igreja: convidados das noivas ocupavam vários bancos, normalmente, os primeiros. Chegavam antes, inclusive! Convidados do noivo eram poucos, poucos bancos. Uma vez, em um casamento em uma Igreja bem pequena, porém, muito linda, já aqui em Belém, até os bancos da Igreja estavam organizados para os convidados: havia vários, bem na frente, reservado aos convidados da noiva. Daí, havia 1 lugar para a mãe do noivo, no primeiro banco, e, depois, na quinta fileira de bancos, no lado esquerdo, havia 1 banco reservado aos convidados do noivo! Um!
Na festa, de novo: atrás de mim, só a parede!
Outra coisa que comecei a notar, nos casamentos, era que durante a festa, todos os comentários eram acerca da noiva e seu vestido! Ate convidados do noivo, comentavam sobre a noiva! 
Foi aí que eu meio que me flagrei de uma coisa: o casamento é para a NOIVA. Pois é! Eu sei que isso deve ser algo que todo mundo sabe, mas eu demorei pra descobrir! 
Num casamento, o noivo é apenas… necessário, digamos assim. Mas só isso! O noivo é aquele sujeito que estará no altar esperando a noiva, para que ela, maravilhosamente ela, não esteja sozinha. É o acompanhante da noiva! Tanto assim, que o noivo entra primeiro, sem maiores pompas. Nem é preciso levantar para a entrada do noivo. Não tem música para o noivo! Mas, quando a noiva entra… ah…. Todos em pé, frio na barriga até de quem já casou 4 vezes… música de casamento! 
Até o padre! O noivo entra, e o padre nem tchuns! Muitas vezes, nem saiu da sacristia! Mas pense quando a noiva entra: tá lá o Padre, com todos os paramentos, batina passada, banho tomado, até perfumado!
Daí, que passa o tempo, e todos ainda lembram do vestido da noiva, do véu, de como ela jogou o bouquet, do penteado e da maquiagem… e o noivo? Báh, dois dias depois, o único que lembra da roupa do noivo, é o atendente da loja de aluguel de roupas, porque a roupa ainda precisa ser devolvida!
Em resumo: se tudo correr absolutamente bem no casamento, se tudo der realmente certo, o noivo não será notado! Então, meu caro leitor homem, e, quem sabe, pretendente ao casamento: se tu quiseres um bom casamento, dê um jeito de não ser notado. Isso! Se ninguém te perceber, saibas que passaste o casamento, incólume. Em outras palavras, foste perfeito! Entendas: o casamento é da NOIVA! Tu somente serás notado em uma hipótese que tu tens que dar a vida para não cometeres! Presta atenção: haverá casos em que seria preferível a noiva chorar uma viuvez, do que tu aguentares a ira da noiva ao tu teres sido notado no casamento! Porque só há uma, umazinha, uma só maneira do noivo ser notado no casamento: se fizer alguma coisa errada! 
Nenhuma gafe será perdoada ao noivo… e tudo que ele fizer de absolutamente certo, não será notado!
Eu levei tempo pra entender isso. E achava francamente injusto! Até que…
Igreja cheia… marcha nupcial… todos levantam… meu coração dispara! Não havia nada entre meus olhos e a porta… e então eu a vi entrando. O mundo parou. 
… e eu entendi, finalmente!

Luís Augusto Menna Barreto

7.5.2019

14 comentários:

  1. Que lindo Lico!!! Que teu olhar para Ana seja sempre esse!!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Tatay... que os olhares dos noivos todos sejam sempre esse...!!!
      Suuuuper obrigado....!!!!!

      Excluir
  2. É poeta, querendo ou não, nesse dia especial, do casamento, a estrela é ela, a NOIVA, e o noivo é só um coadjuvante rsrs, mas muuuito importante, porque sem ele não tem casamento né? Então, o noivo tbm tem seu brilho, mesmo que muitos não percebam, qta injustiça kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nice. Eu já tô conformado com isso. Daí, que quando recebo convite de casamento, fico logo torcendo para ser convidado da noiva!! rsrsrsrsrs
      Mas isso tu tens razão: elas são sempre as estrelas em um casamento!

      Excluir
  3. Momento lindo!!Eu nunca vivi mas consigo entender muito bem o que se passa nas cabecinhas de ambos...A noiva vai para seu momento de glória...Digamos que seja o ápice da realização pessoal...O noivo é tão peça fundamental quanto ELA...E assim inicia-se a vida a dois, que com muitas excessões à parte é um sonho realizado...Ah o amor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... o amor...!!!! O noivo? Fundamental até vá lá... mas que seja discreto. Que passe despercebido... rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  4. Descobrindo mais uma faceta do Dr. Menna: homorista 😂😂😂😂

    Agora, falando sério...quem não arrepia com a entrada de uma noiva...com todo aquele clima de emoção e magia!!!!? E o noivo chama a atenção... quase sempre...pelo nervosismo e a expectativa...!!! 😀😀

    Já estou imaginando: qual será o próximo tema!!! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, Armelinda... tu confirmas o que eu disse: o noivo chama atenção pelo nervosismo e expectativa!!! Daí, os comentários serão assim, olha só:
      - Uau!, viste o vestido da noiva?
      - Menina, que véu era aquele? E o penteado, viste? Chiquérrima...
      (e por aí, vai...)
      Comentários sobre o noivo:
      - Viste como tava nervoso ele?
      - Vi... e a noiva, linda, né?!
      por aí.... rsrsrsrsrs

      Excluir
    2. 😂😂😂😂😂😂
      Muito boa, Poeta!!!!!
      👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  5. O dia do casamento sempre vai ser da noiva e dos convidados, a nova sempre vai ter mais convidados nem todo homem solteiro gosta de ir a casamento, melhor parte é ver o amor lá no altar, igual a um pingüim 🐧 e saber que és todo seu da nova, esperar a hora do sim, aí dele que ali n estivesse, momento único o coração depara ufa sei como é . Linda crônica poeta bom que aprendeu tudo eh só a Noiva 👰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigado.... Quanto a aprender... rsrsrsr... fazer o quê, né?!

      Excluir
  6. É realmente um dia inesquecível! Pra mim foi o melhor dia da minha vida. Acho que depois desse dia. Só o nascimento de um filho. Que teve me disse isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Sônia.... eu imagino como devas ter-se sentido! Todos os olhares... a música... a expectativa que causaste.... os passos lentos...
      Sequer consigo dimensionar essa emoção....!
      ... eu a vivi... mas pela perspectiva oposta.! Do noivo!

      Excluir

Bem vindo! Comente, incentive o blogue!