Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

"Engente" - Em outubro o rio invade Belém

 


Quem mora por aqui, conhece. Quem vem de fora, fica até assustado. 

Na época da maré grande, vem a enchente que invade a rua.

Vem lá do rio, da parte em que a cidade começou… e logo se espalha, tomando todo o largo. Sobe a Pedra do Peixe, invade o Ver-O-Peso, que não dá pra ficar com nenhuma barraca aberta. O comércio ali, na frente do Ver-O-Peso, logo é pego pela enxurrada… impossível passar carro! Nem ônibus vence a maré subindo!

Só quem mora aqui, conhece. Quem está acostumado a ver o rio. 

E pra quem acha que a maré não sobre a lomba da Presidente Vargas, está enganado: ela sobe! Como onda mesmo… indo, forte, recuando, indo mais um pouco… Leva tudo pela frente! E os que estão no caminho, para ver a a enchente, não conseguem resistir e são levados.

Há quem diga, que a maré grande é em março ou abril… mas quem mora aqui, conhece. E sabe: é em outubro! 

Cada gota do rio, parece ganhar vida, vira gente igual o boto, e se reúne em volta da Santinha! Ninguém nunca vai contar as gotas que formam o rio… nem as gotas-gente, que formam a maré que invade as ruas de Belém. E daí, todos podem ver o milagre: a Santinha caminha por cima da enchente, sem nunca afundar!  A maré-gente, é o tapete da Santinha! 

Quem mora por aqui, conhece: não dá para contar as gotas do rio. E não dá para contar as pessoas que formam o rio de gente no Círio. 

… quem mora por aqui, conhece!


Luís Augusto Menna Barreto

Outubro, Círio de 2022

7 comentários:

  1. Incrível o número de gente, grande fé desse povo. Festa linda.

    ResponderExcluir
  2. Maria Eunice Silva Martins10 de outubro de 2022 às 07:34

    Incrível o número de gente, grande fé desse povo. Linda festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como a fé pode ser palpável... como é simples SENTIR quando a Santinha passa... é preciso que se viva essa experiência... é absolutamente indescritível! A gente VIVE UM MILAGRE!

      Excluir
  3. Finalmente apareceu Menna.... Ah como é bom ir nessas caminhadas, já fui em muitas aqui na capital e no interior e a festa sempre depois são muito boas. Lindo mar de fé!! Lindo Menna 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cório de Nossa Senhora de Nazaré, a Santa Padroeira do Pará, é absolutamente maravilhoso! É a maior demonstração de fé que já tive oportunidade de ver em toda minha vida! O rio se faz em gente, e invade as ruas de Belém!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oiê... muuuito tempo... mas, na verdade, não apareceu teu nome... Daí, não sei, ainda, quem tá falando! Mas de todo jeito, fico feliz que tenhas vindo por aqui!

      Excluir

Bem vindo! Comente, incentive o blogue!