Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

bora cronicar - Saiu do WhatsApp? Aguente as Conseqüências!

Bora Cronicar

Saiu do WhatsApp? Aguente as Conseqüências!

As pessoas simplesmente não acreditam!
“Como assim ‘não tem’?”
“Não tenho!”
E lá vem uma interjeição, ou um “sei” de cara torta, dizendo-me com os olhos “se não queres me dizer o número, bastarias falar!”
Mas não é isso! Realmente, não tenho mais.
A primeira a notar, foi minha irmã. Levou uns 40 minutos. Mas veio uma mensagem via SMS (você lembra o que é SMS, né?!): “O que aconteceu?”
Uns dias depois, no primeiro dia seguinte ao recesso, cheguei no trabalho e a servidora mais extrovertida, que fora por todos os demais servidores encarregada de descobrir, perguntou-me: 
“Foi alguma coisa sobre o STF (Supremo Tribunal Federal), né doutor?! O pessoal combinou que não discutiremos mais decisões do STF no grupo…”
“Hein?”
“Disseram que o senhor poderia ser o administrador e excluir se o senhor achar alguém inadequado…”
Mais tarde, no mesmo dia, a Secretária do Fórum, atendendo pedido da Juíza Diretora do Fórum, pediu para perguntar se alguma coisa havia-me incomodado, ou se houve alguma ofensa. 
Acreditem: foi realmente difícil convencer as pessoas, até mesmo as mais próximas a mim, que eu simplesmente deletei minha conta do WhatsApp. Eu já falei disso: foi uma resolução de ano novo, pra ter mais tempo para vários outros projetos, inclusive esse: escrever crônicas.
Não, não posso dizer que o aplicativo tem “culpa” (mesmo assim, eu digo, porque quero que a culpa seja de alguém ou algo, mas não minha!). Mas a verdade é que eu não sou suficientemente disciplinado. Como as pessoas normais, eu estava em vários grupos, e trocava mensagens com todos. O problema, é que por conta dos grupos, se eu ficava uma tarde, por exemplo, sem olhar o WhatsApp, pronto: quase 400 notificações e o pânico! Acontece que eu não sei não olhar, não sei não responder!
Ou respondo tudo e perco muito do meu tempo produtivo, ou respondo tudo e perco muito do meu tempo de sono; ou não respondo e começo a ler “tuítes” tipo “sabe quando seu contato visualiza e não responde” ou “detesto gente que visualiza e finge que não viu”. Daí, fico com um sentimento de culpa, e começo a paranóia de pensar que aquela postagem é pra mim!
Deletei, pronto! E descobri que quando se deleta uma conta, em todos os grupos aparece a mensagem: “(seu nome) saiu do grupo”. O WhatsApp não avisa que você deletou a conta! Ele simplesmente informa, nos grupos, que você saiu do grupo.
Pois passada a primeira onde de questionamentos das pessoas próximas, houve o inverso: um vazio… 
O celular ali, quieto, onde sempre ficava, e nada. Algumas vezes eu não resisti e apertei o botão para ver se estava ligado. Conferia notificações e nada… estranho… silêncio… vazio… 
Fiquei preocupado, no começo. Depois, aos poucos, comecei a descobri que aquilo, na verdade, era CALMA. Era TRANQUILIDADE.
Amigos que pareciam próximos e todos os dias enviavam “bom dia”,  contavam uma piada, juravam parceira dizendo “tamo junto”, simplesmente sumiram! E acho que nem notaram minha falta! Nadinhas. Nem um “#partiualgumlugarquevoufingirqueélegalpravocêficarcominveja”!
Daí que outro dia, encontrei um “brother do WhatsApp” que tava conversando com outro colega sobre uma festa de aniversário surpresa que fizeram para uma colega querida por todos no fórum, e eu nem soube. Nem me chamaram. 
Reclamei:
“Báh!, mas nem me avisaram?”
“Eu mandei um whats pra todos, mas você não tem mais WhatsApp!”
“É!”, o outro colega concordou, como se prolatasse uma sentença! 
Daí, óbvio, eu perguntei por que ele não ligou ou enviou SMS pra me avisar.
“O quê?” Mas foi um o quê com tanta convicção que fiquei intimidado a lembrar-lhes que ter saído do WhatsApp não significava que havia trocado de número ou vendido o celular!
Daí, que nem me atrevi a dizer que ele poderia ter saído do seu gabinete, caminhado dez passos, e entrado a minha sala pra avisar pessoalmente da festa!

Luís Augusto Menna Barreto

12.2.2019

20 comentários:

  1. Mas é claro que não! Não serás mais avisado do que se passa na sociedade... Nunca mais!
    Assim mesmo... Uma sentença!
    E não têm nem respeito à uma crise de abstinência severa que a pobre pessoa passa... Triste.
    Sociedade pós moderna cruel!!!

    Hahahahaha

    Espero que já tenhas voltado teu aplicativo... Tô pensando nos teus amigos e familiares... Sem notícias...

    Ah! Tem um jeito de "sair" sem ser notado, tá?! Pergunta pro seu filho... rsrsrrs.

    Muito bom!
    #boracronicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase me senti um fantasma....!!!! Inacreditável!! E o silêncio??? Assustador não ter o aviso das notificações.....
      Cheguei a pensar: “será que eu morri?”!!😂😅

      Excluir
  2. Gente eu confesso que não consigo ficar muito tempo sem...No meu caso é mesmo de extrema necessidade...Passo uma parte da semana longe da minha mae e por essa ferramenta que a vejo e tenho notícias...Outra parte fico longe do meu marido e o aplicativo dá um jeito de "aliviar" a saudade...Haha...
    Mas convenhamos eu ainda sinto uma nostalgia era daquele tempo das cartinhas que no meu caso( morovem um interior no meio do nada) levavam semanas para chegar,mas quando vinha era aquela expectativa danada de saber notícias da tia que mora na capital,dos parentes do Pará ( sim Menna,tenho mil parentes no Pará...rsrsrs),enfim era bom demais...
    Mas felizmente ou infelizmente, não sei precisar o tal do App acabou mesmo entrando pras nossas vidas...É fato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... e eu acho que entrou pra ficar... !!!
      Eu que não tive disciplina suficiente!!!!!😅😂
      Obrigado, guria!!!!

      Excluir
  3. *Corrigindo: Moro em um interior..
    AFF,eu nunca sei escrever aqui...

    ResponderExcluir
  4. Verdade, o whats virou quase que um membro do corpo, quem não tem é um ser atrofiado kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine quem pensar em desistir do célula??????!!!!!!!!😅😅😅🤦🏻‍♂️

      Excluir
  5. .... continuando o comentário. .... quem não tem whats está fora da realidade rsrs(a maioria das pessoas pensam assim né? Mas viver em função do app é terrível tbm, como todo vício, é horrível. Mais um CRONICAR legal,adorei 👍👍👍👍👍👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz demais que tu estejas gostando!!! E já aviso: a de amanhã, será bem interessante: sobre o pensamento feminino! “Não Se Atreva a Escolher a Cor das Cortinas”

      Excluir
  6. Eu demorei muito pra entrar nessa "onda" do whatsap...e fui cutucada demais pois diziam que eu estava "atrasada" no tempo...mas agora com esse seu toque estou revendo minha postura diante desse "fenômeno"...vejo que também preciso de disciplina rsrsrs...

    E vamos cronicar...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga Armelinda... como tudo, precisamos achar a medida certa!!! Como vi que eu me perdi, cortei pela raiz!!!!!!
      E bora cronicar!!!!

      Excluir
  7. Amigo,lendo os comentários, concordo que o uso adequado de qualquer ferramenta ou instrumento tem um valor para o momento atual. Não concordo com um corte radical, como receberiamos estas lindas crônicas sem eles e como já citado em viagens usando o vídeo sem pagar nada. Nao dá pra sair. Tudo é hora e lugar tudo sao coisas da vida como dizia o poeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão!!! Concordo com tudo que tu disseste!!! A culpa não é da certamente! O formão esculpe e também pode ferir... a culpa é do USO da ferramenta!!! Eu que não sei usar direito!!!
      Quem não for carpinteiro, cuidado como martelo, que pode pregar os dedos!!😁🤦🏻‍♂️😅

      Excluir
  8. Uma gozação. Este zap que vc tá usando tem dono é da Ana Karina. E se ela tb não tivesse???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂😂 Realmente, amigão!!! Mas é que também uso o Twitter pra divulgar!!!!
      Mas tu tens razão mais uma vez!!!

      Excluir
  9. Amigo poeta!Quem precisa de whats ? para o trabalho sim! Perfeito! Para o resto se quiserem que liguem,pois meus grupos estão todos silenciados(são só dois)Família e trabalho!Para ser sincera...detesto digitar no whats..mas preciso para o trabalho e ser for urgente...me liga!Adorei sua solidão temporária e descanso da modernidade, não tem preço!Nasci no tempo errado!Deveria ter nascido nos tempos da boa conversa em volta de um fogão á lenha,uma em uma churrascada(não como carne)mas vale o encanto de estar numa boa prosa!Te falei que ti love...??? Então meu querido amigo...continue sem whats...pq eu com voce escreveria um livro pelo whats...Amo tudo que escreves!Lendo Mena Barreto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ana...!! Mil obrigados e nem sei como agradecer...!!!!!!
      Terás surpresas, então, em breve... porque estou preparando algo....! Aguardes...!!!!

      Excluir
  10. Sensacional!! Esse silêncio é libertador!!! vou me inspirar para por esse desapego em pratica.
    Aproveito a deixa para dizer que desde ontem as manhãs de seus leitores se tornaram mais alegres.
    #todosnaondadoboracronicar

    ResponderExcluir

Bem vindo! Comente, incentive o blogue!