Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

bora cronicar - Não Se Atreva a Escolher a Cor das Cortinas

Bora Cronicar

Não Se Atreva a Escolher a Cor das Cortinas

“Como assim, ‘eu como comida fria no gabinete do fórum?’”
“Hein?
“Que historia é essa de tu comeres comida fria? Tu comes comida fria porque tu queres! Tem microondas lá!”
“Mas eu sei disso! E eu não falei que isso era algo ruim! Eu gosto da comida fria!”
“Eu sei, mas as pessoas não sabem! O que vão pensar? Podes tratar de explicar isso!”
Pois é! Tô explicando! Quando eu falei na crônica “O Vilão é o WhatsApp” que eu comia meu almoço frio, no gabinete, lendo livro de Lee Strobel, não quis dizer que isso era algo ruim. Tem mesmo um microondas lá, e eu simplesmente gosto de comer almoço frio. Começou por preguiça, eu confesso. Tinha que tirar o fio da tomada do frigobar e trocar pelo fio do microondas e depois de esquentar, fazer o inverso! Talvez as mulheres não entendam, mas na matemática masculina, é muito mais simples comer frio do que fazer tudo isso!
É, eu sei que o pensamento feminino é muito diferente. Por exemplo: na crônica do WhatsApp mesmo, o comentário dela não foi sobre o fato de eu ter lido pouco no ano passado, ou no fato de ter muitos livros pra ler… nem mesmo o fato de que eu estou lendo 11 livros ao mesmo tempo! Na verdade, sobre a crônica, ela nem comentou o assunto principal: a minha saída do WhatsApp. Ela foi direto no fato de que eu falei que como meu almoço frio.
Outro exemplo: a esposa de um amigo encontrou um “barulhinho" no carro. Um “barulhinho”! Ela fez ele andar com ela no carro por quase 30 minutos, até o "barulhinho" aparecer! Quer dizer, na verdade, ele disse que acha que ouviu, e então gritou na hora! “Estou ouvindo, estou ouvindo”! A isso, seguiu-se um “eu te disse, eu te disse!", seguido daquele sorriso feminino em que elas nos fazem ouvir no silêncio dos lábios fechados: “eu disse que tinha razão!"
Pois é, mulher é assim. Mas tem homem que não entende isso, e paga caro. Veja: no meu caso, eu nem discuti: tratei de começar esta crônica explicando que a comida fria é porque eu gosto! Meu amigo do carro, tratou de escutar o “barulhinho”. 
Mas tem homem que não aprende…
Quando eu ainda morava em Porto Alegre e estudava junto com outros três obstinados amigos, um dos quatro, cujo nome é o mesmo de um faraó (para preservar sua identidade, vou chama-lo de Kefren!), desafiou a insondável lógica do indecifrável modo de pensar das mulheres.
Estavam eles reformando o apartamento em que moravam. Em um intervalo da nossa rotina de estudos, Kefren comentou:
“Ontem eu e a Trícia (vou chamá-la assim, para preservar sua identidade) fomos escolher o piso da sala. Eu gostei muito do piso mais escuro, mas ela gostou do piso mais claro.”
Daí, antes que o assunto fosse pra frente - ninguém ali queria saber de cor de piso -, o Rafael (é esse mesmo o nome, não preciso preservar!), falou algo sobre o Inter que, naquele ano de 2002, ia mal e livrou-se do rebaixamento somente na última rodada, contra o Paysandu, casualmente em Belém, onde hoje moro. Daí, que o assunto do piso morreu. O problema é que menos de um mês depois, fomos no apartamento do Kefren pra estudar lá. Qual não foi nossa surpresa ao ver o piso escuro! Nós nos olhamos assustados. Entramos em silêncio no apartamento. Dava pra sentir a tensão no ar… ou melhor, no piso! Ninguém falou nada… mas nós, os outros três que não éramos faraós, sabíamos que foi uma imensa mancada do Kefren!
Funciona assim: se um homem não gosta de uma cortina, ou da cor do piso que a mulher escolheu, talvez reclame um vez, depois, dá de ombros, e nos dias seguintes, já nem lembra mais da cor que havia preferido na hora da compra. Mas se for o contrário, se você escolher a cortina que não foi a que ela preferiu, ou o piso que não foi o que ela gostou, todos, todos, todos os malditos dias do resto de sua insignificante existência, ela tocará no assunto, ou usará aquele olhar “eu odeio essa cortina”, “eu odeio esse piso”, até que um dia você não aguentará mais e amaldiçoará o dia em que escolheu a cortina ou o piso que ela não gostava! E você pagará o que for preciso para trocar e implorará o perdão dela! 
Ah, lembra do meu outro amigo, do caso do "barulhinho" do carro da mulher?
Tem o resto da história: levando o carro na concessionária, para que acabassem com o “barulhinho" ela exigiu um carro reserva, ao quê, a concessionária emprestou um modelo semelhante. Eu perguntei de forma casual como era o carro reserva e ele me falou: 
“bah!, um carro jóia, quase zero, câmbio automático, ar digital, bluetooth, banco de couro, vidro e trava elétrica…”
“Uau! E ela, o que achou?”
“Não gostou do tapete de borracha!”
Pois é… mulher é assim! E pronto!

Por Luís Augusto Menna Barreto

13.2.2019

20 comentários:

  1. "Toda mulher gosta de rosas... de rosas... de rosas..."

    As vermelhas... São nervosas.

    A questão das rosas são os espinhos...

    Mas admiro muito suas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah..... na verdade, a intenção é um elogio! Como eu disse em uma resposta no Twitter, as mulheres ganham rosas com olhares apaixonados.... .... mas tem o talento de saber quantos espinhos tem no caule!

      Excluir
    2. Tá feito o elogio...
      E a sabedoria para saber dos espinhos penso que deves saber... Se não, não farias esta homenagem.
      Talento é isso.

      Eita conto que rende é falar deste tema...

      🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

      Excluir
  2. Mulher um bicho louco e estranho, se eu gostar de algo sai da frente sou dessas ou é 8 ou 80. Sou de deixar opinar so isso, opine no seu carro e na sua moto em casa mando eu está, comida fria é a melhor coisa do mundo também gosto, e não e preguiça de aquecer não, poeta faz bem em n usar o migromicro ele n faz bem a saúde, viu aí você está cuidado disso e nem se ligou ? .... Se não estamos satisfeitas com algo vamos lembrar a vcs homens pro resto da vida hehe, linda crônica amei bom dia 😘😘😍

    ResponderExcluir
  3. Amigão conheço bem está pessoa de quem vc fala. Tudo que vc diz é a cara dela. Você lembra da compra do seu carro. Foi uma novela. Sobre as mulheres. Gosto do jeito delas. Quando não concordo prefiro ficar calado, assim evito maiores problemas. Nada a reclamar da minha. Com 26 anos de casados, já temos um bom GPS pra caminhar sem muitos conflitos. Na maioria das vezes é melhor um recuar estratégico do que um avançar desordenado.

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo Poeta!!! Mulher é assim e pronto!!Eu confesso que não e lá a melhor coisa ser 'contrariada' nas nossas escolhas...Esses dias fui comprar um oculos esporte com meu amado e ele implicou que o outro óculos o qual eu nao havia escolhido ficava melhor,houve um breve embate de opiniões e claro que levei o que havia gostado...Enfim... Às vezes os homens estao errados em outras nós estamos certas... Hahaha... Abraços pessoal...Muito bom esse encontro aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que teu comentário é uma síntese perfeita!!!
      Rsrsrsrsrs!!!
      Suuuuper bom encontrar/te aqui!! Sempre bem vinda!!!

      Excluir
  5. Um dia eu aprendo a escrever aqui!! Depois que envio é que vejo os " trocentos" erros...Aff

    ResponderExcluir
  6. Eita como se relacionar com alguém dá trabalho né? Por isso se justifica muitos escolherem ficar sós, perfeitamente compreensível rsrsrs dez para o cronicar de hoje tbm 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!, mulheres..... difícil conviver com elas... IMPOSSÍVEL viver sem elas...!!!!

      Diriam elas: “Homens.... difícil conviver com eles; necessário aguentar eles...”!! 😂😂😅😅

      Excluir
    2. As dificuldades do relacionamento são superadas, por que o que "falta" em um, tem no outro, ambos se completam, só o Criador entende essa junção, pois é obra dEle

      Excluir
  7. Nós mulheres temos nossas escolhas geralmente ligadas às nossas necessidades. Somos práticas e geralmente temos razão! Está muito bom Menna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...!!!! Isso é verdade: vocês geralmente tem razão mesmo!!!!!!

      Excluir
  8. "O diálogo é a minha própria vida. É por existirem diferentes pensamentos que, por meio do diálogo, nascem novos valores e surgem novas descobertas. Como um espelho iluminado reflete a nós e aos outros, é conversando com uma pessoa que se conhece o outro e também a si mesmo. O diálogo rompe o casco das limitações e expande a condição de vida." Dr. Daisaku Ikeda!

    É sempre bom ver como suas crônicas são como um verdadeiro diálogo com a nossa alma, com a nossa intimidade. Obrigada por mais esse tesouro da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!, Dra! Mil obrigados!! E é lindo esse trecho sobre o diálogo!!!!
      Mil obrigados!!!

      Excluir
  9. É amigo! Mulher não se explica...escuta!
    Brincadeirinha!
    Meu querido!
    Eu fui exatamente ao contrário, sempre aceitei o gosto dele.
    Até mesmo por ter bom gosto!
    Não me arrependo de ter aceito todas as cores que ele escolheu!
    Infelizmente só não aceitei e nunca irei aceitar....
    O fato dele ter escolhido não viver as cores que escolheu!
    Ou melhor...escolheu o azul do mar que é o reflexo do céu!
    Verde azul da cor mar!
    Não me arrependo de ter aceito todos os tons..nuances...brilhos...
    Ele se foi
    E Eu choro!
    Desculpe o desabafo!
    Mulher é assim mesmo...fala demais..opta ...mas é de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ama... eu nem sei como AGRADECER teu desabafo...
      eu penso que só desabafamos quando nos sentimos à vontade... então, tu o teres feito aqui, foi tão bom...!!!
      Obrigado eu, obrigado nós, amigos do blog!!!
      PS: Eu estou devendo uma conversa contigo que eu próprio pedi e não “apareci”!!
      Mas não esqueci!! E ainda quero muito! Há muito a perguntar-te.....!!!

      Excluir

Bem vindo! Comente, incentive o blogue!