“Chamada a cobrar. Para aceitá-la fique na linha após o sinal!”
— Alô…?
— Doutor, pelamordeDeus, eu vou acabar contando tudo pra Afrodite, Doutor, o senhor tem que me ajudar.
— Goela?
— Eu, doutor! Por favor me conte alguma coisa, pelo amor de Deus! Só o senhor pra me ajudar numa hora dessas…
— Eu não tô entendendo, Goela…
— Não tem muito o que entender, doutor! Eu vou acabar contando tudo! Eu não sei mais o que faço, eu vou contar pra Afrodite todas as minhas escapadas, todo o meu antes e durante, ela vai me matar, doutor! O senhor tem que me ajudar!
— Calma, Goela! Respira, o que houve?
— É o corona, doutor, é o corona! Só o senhor pra me ajudar!
— Como assim, Goela, não tô entendendo? Acho que nestes 3 anos que passaram desde que eu saí daí, eu me “desacostumei" com essa tua velocidade.
— Pois eu liguei pro senhor porque só o senhor mesmo, doutor, eu estou desesperado, a Afrodite vai me matar, eu sei que ela vai!
— Calma, peraí. Vamos tentar organizar: tu aprontaste alguma coisa?
— Muita, muita, não aprontei, doutor; um ou outro carnaval, uma ida em Belém, essas coisas, doutor…
— E isso foi recente, Goela?
— Nada, doutor, tô quieto há muito tempo. Os anos vão passando, doutor, a gente vai se acomodando…
— Mas então, se isso faz tempo, o que tu vais mexer nisso agora? Ela descobriu alguma coisa?
— Não, doutor. Mas vou contar, doutor! E ela vai me matar!
— Mas por quê tu vais contar, Goela? Bateste tua cabeça?
— É o corona, doutor!
— Meu Deus! Tu estás achando que vais morrer?
— Tô, doutor. E quem vai me matar é ela, doutor. Vou contar tudo e ela vai me matar!
— Mas por quê? Tu estás com alguma crise de consciência, queres te redimir, é isso?
— É nada, doutor, é o corona, já falei!
— Tu estás infectado? Testaste positivo?
— Não, doutor! É essa coisa de corona! Eu vou falar pra ela, doutor, e ela vai me matar, eu sei. Eu vou morrer nessa pandemia, mas não vai ser desse vírus! Vai ser a Afrodite, doutor! O senhor tem que me contar alguma coisa!
— Como assim, Goela? Contar o quê?
— Não sei, doutor, qualquer coisa! PelamordeDeus, conta qualquer coisa!
— Goela, tu estás ficando doido!
— Tô doutor! É esse corona que deixa a gente assim! Não sei mais o que fazer, doutor, vou contar tudo pra ela…
— Calma… queres que eu fale com ela?
— Não, doutor! Eu é que preciso falar com ela, mas pra isso, preciso que o senhor me conte alguma coisa!
— Caramba, Goela, não tô entendendo é nada! Tu já tentaste falar com alguém por aí?
— Já doutor! Claro. Até o padre eu já tentei, doutor. Mas não adiantou nada! Só posso contar com o senhor, doutor.
— Mas o que tu queres, afinal, Goela?
— Que o senhor me conte alguma coisa, doutor! Já falei mil vezes, o senhor parece que não entende!
— Não entendo mesmo. Explica!
— Não tá tendo esse negócio de corona, essa essa coisa de panda que mia, ou sei lá o quê?
— Pandemia, Goela.
— Isso! Pois é. Não tem isso?
— Tem. Mas o que isso tem a ver com contar teus deslizes pra Afrodite se tu nem tá morrendo, Goela? Ah, meu Deus… É a Afrodite? Ela que tá infectada?
— Tá nada, doutor! O problema é esse loquidáu, aí, que o Governador decretou, agora ninguém pode sair de casa!
— “Lockdown”, Goela!
— Isso esse lóqui aí!
— O que tem isso, Goela?
— Doutor, a gente não pode sair de casa, doutor! Faz dois dias que estamos juntos o tempo todo, doutor, o senhor sabe, minha casa não é grande! A gente já conversou tudo o que tinha pra conversar duas vezes, doutor! Não aguento mais ter que repetir as coisas, doutor, é 24 horas junto, já não tem mais assunto, doutor! Se o senhor não me contar alguma coisa pra eu poder contar pra ela, vou acabar contando o meu passado porque é o único assunto que me resta; e se eu não morro do vírus, ela me mata, doutor!
…
Eu acabei contando pro Goela uma ou outra história, que, com o talento que ele tem pra espichar um assunto, com muita sorte daria mais algumas horas… Ainda não sei o que aconteceu, porque foi ontem que ele havia ligado e eu não soube mais notícia!
Por que ele disse que só eu poderia ajudar?
Porque, como sempre, ele tá sem crédito no telefone, e só pode ligar a cobrar… eu sou o único que aceita ligação a cobrar dele…!
Luís Augusto Menna Barreto
7.5.2020
Obs: Para aqueles que gentilmente cadastraram-se no blogue e estão recebendo as postagens por e-mail, podem clicar no título lá em cima, em azul, ser remetido ao blogue e comentar. Cada comentário é um imenso incentivo ao blogue e à literatura, e eu respondo a todos os comentários!
Apoie a literatura. Cadastre seu e-mail para receber as postagens automaticamente em seu e-mail! Basta rolar a página até o fim, clicar na opção “Visualizar modo web”, depois ir no menu lateral direito do blogue e castrar o e-mail. As postagens serão enviadas automaticamente pelo serviço do google!
Panda que mia ,hahaha está ótimo Pobre do Goela fazendo de tudo para salvar o seu casamento!!Estou sabendo de alguns casos por aqui q estão colocando em risco a vida juntos pq passar 24 horas dia e noite por meses ,somente com aquele amor que também é amizade. Case com seu melhor amigo, com quem gosta de conversar e dar risadas. É a dica é emprestar muitos livros para o Goela e a esposa pq terão bastante assunto! Leitura também salva! Abraço!
ResponderExcluirMandei pra ele e pra ela todos os 4 volumes da série “9...Escolhidos”!!!!!!!
ExcluirFoi muito engraçado o telefonema! Tomei um susto e realmente demorei a entender!!!!
Tem coisas, que só em Marajo City....! Ah!, que saudades!!!!!
Coitado do Goela, que teme ver o casamento dele "abalado", por falta de assunto, se arriscando a contar todo o passado, e morrer antes da hora.
ResponderExcluirHilário!
Muitos dias de riso nos deste com essa crônica, Poeta.
Como não to mais acostumado com o Goela no dia a dia, demorei pra entender o que estava acontecendo.....!!!!!
ExcluirNessa onda de distanciamento social, to pensando numa “Live”, conversando com o Goela pra ele próprio contar pra nós algumas histórias de Marajó City!!!!!
Poeta, em qualquer lugar onde você morar, terá histórias pra contar. Porque faz parte do seu dom. Observar o cotidiano, a vida das pessoas, em especial aquelas mais simples, as do povo do lugar. Às vezes, imagino você ouvindo as histórias aqui da nossa região. Quantas crônicas não seriam escritas...
ResponderExcluirDe fato, Maria, isso eu gosto de fazer: conversar com as pessoas simples, ouvir a riqueza de suas histórias... saber dos seus sorrisos.... acho que o que mais me atrai e instiga é descobrir e perceber o motivo de estarem felizes... Então, dia a dia ao longo do tempo, cada vez mais eu me convenço que a felicidade CONVIVE com dores, com sofrimentos... como se fossem amigas, parentes, talvez! Às vezes uma fala mais, às vezes outra... mas estão ali, juntas...!
ExcluirA capacidade de sorrir e fazer graça da vida ateai-me! E o tempo no Marajó despertou-me muito isso!
Realmente acho que eu narraria histórias de onde fosse... mas tem o Dedo de Deus, ter-me enviado ao Marajó...! E eu agradeço todos os dias por isso!!!
É muito divertido conviver com uma pessoa atrapalhada e meio desesperado quanto esse moço Goela, que recorre às suas histórias pra distrair a esposa e evitar de contar suas escapadas e correr risco de vida kkkkkkkkkk
ResponderExcluirGostei da idéia da live, assim conheceríamos o Goela,dando a oportunidade dele contar histórias tbm, super apoio poeta.
O cronicar de hoje foi show, leve e divertida, bom demais.
O Goela é um faz-tudo, inclusive oficial de justiça interino! Vive na rua.... imagina ficar de “loquidáu” por conta de um tal “Panda que Mia”?!!!!!!
ExcluirDesespero!!!!!
Vou tentar amadurecer a ideia é quem sabe fazer no próximo domingo...?!!!!!!!
Vou falar com ele!!!!!
"...pelamordeDeus, doutor, me conta alguma coisa." PelamordeDeus...digo eu...com essa crônica, Poeta! Sem estrutura pra rir tanto! Esse teu jeito de contar o "caso", é único!!!! Parabéns!!! Nota 10000000...!!!
ResponderExcluirArmelinda!!!! Obrigado demais!!!!!!
ExcluirEu tava lavando a louça na quarta-feira quando ele me ligou!!!!
Ainda ti sem notícia, mas tenho fé que ele vai dar jeito na situação sem ser suicidado pela Afrodite!!! 😅😂🤣😷😷
Panda que mia rsrsrs. Rindo muito com esse Guela tadinho acho que ele vai acabar morto, essa quarentena pode durar muito mais tempo e nesses... Maravilha de crônica Menna parabéns!!
ResponderExcluirSuper obrigado, Liu!!!! Estou esperando notícias do Goela!!! Se ele conseguir passar vivo Laís uma semana, talvez façamos uma live no próximo final de semana!!!!!
ExcluirLeve, divertida...Adorei...Sabe que eu queria conhecer o Goela? Essa eu ri muito... Que atrapalhada geral... Obrigada Mestre, tava precisando sorrir mesmo.... Achei o máximo....
ResponderExcluirMichele!!!! Fico tri feliz com tua volta!!!!
ExcluirBora encarar a vida com seriedade, mas sem perder a graça!!!!!
To começando a construir uma ideia de fazer uma “Live” com o Goela, para que ele mesmo conte algumas histórias!!!!! Talvez no próximo final de semana!
Me avisa, pelo amor De Deus!!! Não perco nunca!!!
ExcluirPrimeiro ele tem de ficar vivo até lá: aguentar o "loquidáu" sem ser "suicidado" pela Afrodite! rsrsrsrssr
ExcluirEstamos pensando para o dia 16 ou 17! Se fecharmos isso, vou avisar por que plataforma e quando será!
Eu também não vou perder, Michele!
ExcluirBahhhh!! Bem que podia ser verdade,
ResponderExcluirOs"Goelas" lotariam hospícios!
Mas o pior, é que foi verdade! Estava lavando a louça na quarta-feira, quando ele ligou!! E eu disse pra ele: Goela, isso vai virar crônica!
ExcluirEstamos pensando, inclusive, em fazer uma "live" no próximo final de semana (dia 16 ou 17, pra conversarmos, rememorarmos histórias do Marajó e ele contar algumas!
Quero que todos saibam o quanto sou grato pela restauração do meu casamento com a ajuda de um feiticeiro chamado Dr.Akhere. Ele é ótimo e único, consegui o contato dele aqui online a partir de depoimentos que li sobre ele ... eu disse a ele meus problemas e ele lançou um feitiço de amor que trouxe meu marido de volta para mim depois que ele me traiu e quis o divórcio, para minha maior surpresa meu marido veio com um carro novo marrom que ele acabou de comprar para mim, esta é a melhor coisa que já aconteceu comigo e agora estamos vivendo muito felizes juntos. Dr.Akhere está lá para responder ao seu problema de relacionamento e qualquer problema espiritual. entrar em contato com ele no e-mail: Akheretemple@yahoo.com, você também pode adicioná-lo no WhatsApp +1(315)316-1521
ResponderExcluir