segunda-feira, 11 de março de 2019

bora cronicar - O Olhar do Messi

Bora Cronicar

O Olhar do Messi

A crônica que eu publiquei ontem, segunda-feira, eu havia escrito no domingo passado. E eu lembro que eu fiquei falando do cronista David Coimbra que eu sou fã. Pois ontem (segunda-feira) eu estava tomando café com o Messi (o cachorro, não o jogador de futebol) e estava novamente lendo um dos livros de crônicas do dito jornalista.
Ele estava falando sobre cachorros. Bem, na verdade, cachorros foi o mote que ele usou para uma grave crítica social. Ele contou que ele, que mora em Boston, USA, não vê nem crianças nem cachorros desacompanhados nas ruas. Crianças, eventualmente, até vê, mas nunca em horário escolar, porque é simplesmente proibido por lá, crianças desacompanhadas na rua, em horário escolar. E cachorros… bem, não sei direito o porquê de não ter cachorros desacompanhados nas ruas por lá, mas ele contou que outro dia, enquanto ele estava almoçando numa cantina italiana, houve uma muvuca porque alguém teria visto um cachorro na rua. Sem coleira! Sem o dono! Acionada a polícia, esta chegou em 5 minutos e levaram o cusco. E as pessoas estavam apavoradas porque havia um cachorro sem dono, na rua. Caso de polícia!
Foi então, que ele contou que um jornalista que mora nos Estados Unidos há anos tava pensando em voltar a viver no Brasil e veio visitar a família, pra fazer uma “prova" sobre como seria voltar a viver aqui. E ele conta que o jornalista desistiu quando viu um cachorro vira-latas na rua e ninguém se importou com isso! 
Bem, cá entre nós, eu acho que se esse jornalista aí viu apenas um (1) cachorro vira-latas, é porque nem sequer demorou muito na sua visita!
Foi daí que eu tava com o Messi, o nosso cachorro, que toma café comigo todas as manhãs, e eu li a crônica para ele. Ele fica paradinho escutando (ainda mais quando eu leio a crônica dando a ele pequenos pedaços de banana, que ele adora).
Daí, uma coisa levou à outra, e fiquei com vontade, também, de escrever sobre cachorros. Porque o que eu queria mesmo é falar que, sem base científica nenhuma, eu posso afirmar que os cachorros, de alguma maneira, vão como que absorvendo a personalidade do dono.
E isso eu notei mais forte, agora que o meu pequeno (já nem tão pequeno assim) João tem o Messi e o meu afilhado e sobrinho Lucas, tem o Bolt.
A raça do Messi é Yorkshire (eu tive que ir no Google pra saber como escrever) e a do Bolt eu não sei mas é da raça do Bolt, o Supercão, aquele filme da Disney. Aliás, o nome que deram ao cachorro é mesmo “Bolt”. Tem um sobrenome, por conta do tal pedigree, mas eu não sei qual é. O Messi parece que tem esse pedigree também, mas eu nem sei qual o sobrenome. Eu, como passei anos no Marajó, chamo o Messi por apelido. Chamo-o de “guri" ou “gurizão" e ele entende. Pelo menos, toda vez que tenho alguma fruta na mão e chamo ele de guri, ele vem correndo.
Pois observando os dois garotos, ainda que morem a mais de 5.000 quilômetros de distância um do outro, eu reparo que os dois cachorros, de alguma forma que é muito mais que coincidência, foram adquirindo personalidades e mesmo hábitos como seus donos. Por exemplo: o João não gosta muito de ficar sozinho, e costuma assustar-se com barulhos altos e que ele não conhece. Pois o Messi também! O João, é um garoto muito carinhoso. Aceita carinho e gosta quando está assistindo televisão junto com a Ana e ela fica fazendo carinho nele. Pois o Messi age igualzinho! 
Já o Lucas, apesar de ser realmente um garoto excelente, é um tipo mais “ogro" (no melhor dos sentidos que essa palavra pode ter). O Lucas (e o Bolt) são do tipo que jogam bola com chuva, na lama, e entram correndo em casa. O João e o Messi? Estariam enrolados vendo Netflix embaixo de um lençol! Quando o Lucas com a família veio visitar-nos em Belém, nós fomos numa casa de hambúrgueres, chamada “GeekBurger” e lá, o pessoal serve o hambúrguer com aquelas luvinhas de plástico, pra não melar as mãos quando a gente morde e escorre aqueles maravilhosos molhos, ou a mostarda… O Lucas e o João colocaram imediatamente e se divertiram com as luvas. De fato, nenhum dos dois sujou ou melou nem um centímetro da mão. O único porém, é que quase no fim do hambúrguer, o Lucas resolveu coçar a cabeça com as duas mãos… sem tirar as luvas!
Pois o Bolt, é como o Lucas. Um cachorro querido, realmente querido… mas cuidado: ele é uma avalanche em tom branco e pelo áspero! Divertido, mas distraído.
Pois outro dia, o Messi estava deitado no sofá, e eu fui sentar-me pra ver televisão. Daí, como o Messi estava realmente no lugar mais confortável do sofá, eu o chamei, para que saísse dali. Ele nem “tchuns" pra mim. Chamei mais uma vez. Ele mal levantou os olhos.
Bom, daí, evidente que eu fui até o Messi, pronto pra tira-lo do lugar. 
… e foi então que o cusco olhou-me de um jeito que na hora cheguei quase a arrepiar. Não era um olhar de cachorro brabo, ou um olhar que me indicasse que ele poderia avançar e morder. Era outro tipo de olhar. Como quem desafia. Eu poderia jurar que se o olhar do Messi falasse ele diria apenas: “… experimenta…”. 
O problema é que isso vai contra minha tese, porque o João não faz assim, o João sairia do lugar no momento em que eu dissesse para ele sair. Mas foi daí que lembrei: Eu saio cedinho de casa todos os dias, menos final de semana. O João tem escola. E a verdade é que, no fim das contas, o Messi passa bastante tempo com a Ana.
Eu sabia que eu conhecia aquele olhar!
Por Luís Augusto Menna Barreto

12.3.2019

22 comentários:

  1. Que os cachorros vão pegando a mania dos donos já ouvi muito. Agora, que vocè vai ter problema por conta da sua última frase é bem provável! Acho que o cantinho da disciplina te aguarda! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😬😬😬...... vou sentir-me na escola....!!!!!!!😅😂🤣
      Ninguém conhecia as paredes do canto da sala como eu!!!!

      Bom dia!!! Que legal ver-te cedinho por aqui!!!

      Excluir
    2. Linda, Você não tem recebido as mensagens que lhe mando pelo Whatsapp. Por quê? Seu número foi mudado?

      Excluir
    3. Minha linda, perdi meu zap, e ainda não providenciei outro número. Vou precisar trocar meu celular. Beijão!!!

      Excluir
  2. Hahaha
    Adorei...
    E o olhar desafiador do Messi🤦🤦
    Rsrsrs...
    Nao é melhor já ir se desculpando Poeta, em relação a última frase,como bem lembrou a Armelinda? 😶

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda e engraçada!
      Esse Messi é um número à parte.
      E não é que é assim mesmo?!
      Heitor é um cachorrinho da
      mesma raça do Messi; é
      da minha nora Sandra. Ela é carinhosa. mas
      muito ciumenta.  E é autoritária com ele, e nosoutros não; pois o inocente fica com aquele olhar de apaixonado me pedindo, na hora das refeições,  pedacinhos de banana, de melão ou chocolate ou mesmo sorvete sem que ela perceba.
      Se ela nota, ele corre e esconde o que ganhou, na casinha dele.
      Mas fica sonso na presença dela, e obedece.
      E tem mais: ele tem muito ciúme dela. Avança pra cima de quem vai abraçá-la e tem outras reações mais.
      Eu pensei em fazer uma campanha - Heitor livre -  libertá-lo  desse regime ditatorial mas eu estou deduzindo que ele gosta de viver assim.
      Vá entender o amor...


      Excluir
    2. (🤫.... vai que ela não nota......😅😅)

      ... mas não é que o guaipeca do Messi olhou assim?!!!!
      Olha só que desaforo!!

      Excluir
    3. #Heitorlivre!!!!
      Deixa o Heitor comer, Sandra!!!!!!

      São maravilhosas as histórias desses pets, não é mesmo, Maria?!!

      A gente passaria horas contando! E isso de ciúmes.... ah... acho que é algo mais comum nos cachorros do que eu imaginava!!!!

      Excluir
  3. Agora entendo por que o vizinho do apartamento ao lado sempre diz:" Nem parece que tem cachorro nesse apartamento" referindo-se à minha Wene e com um sorriso no rosto me cumprimenta. Hahahhaha adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viste só?!
      Essa Wene deve ser uma Lady!!!!!!!
      Super obrigado por cronicar assim cedinho!!!!!

      Excluir
  4. Ah...conheço bem esse olhar,principalmente quando quero dormir e o Jhony(meu gato)está ocupando a minha cama e o meu travesseiro.
    Reconheço o mesmo olhar no meu filho de número 3 o Gabriel...Vc tem razão os bichos imitam o comportamento dos donos kkkk
    E falam com o olhar...Bom dia Poeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, guria!!!!?
      Impressionante isso! Depois daquela olhada do Messi eu vi que precisaria de muito jeitinho pra tirar o cusco daquele lugar!!!!🤣😁

      Excluir
  5. Tiro o chapéu pro Messi, consegue captar os costumes dos três e ainda consegue manter cada um no seu quadrado e ser respeitado nos horários respectivos....
    realmente um cão pra ser admirado 🐕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... mas se ficar se metendo “de pato à ganso”, ou tirando uma de “facão sem sem cabo”, esse guaipeca vai dormir é na sacada!!!!🤣😅😂🤣😅

      Excluir
  6. Muito legal amigão. Conheço o Messi desde o início desta caminhada e hj mesmo quando fui lá no deu ap, ele vem logo receber dá uma passeada no hall e depois corre pega o seu brinquedo na boca e abre. Guardando seu bem. Há Há.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um artista esse guaipeca!!!!!!! Grande mala de 4 patas!!!!
      ... mas uma mala Dior, Chanel.....

      Excluir
  7. Ah, como são lindas e amáveis essas criaturas, como amo. Mesmo não falando a mesma língua, é fácil a comunicação com eles e de fato eles adquirem a personalidade do dono. Ei, a Ana não vai ficar brava pela comparação do olhar, quase falante, do Messi com o dela, dizendo : EXPERIMENTA ME TIRAR DAQUI kkkkkkkkkkkkkk Amei o assunto de hoje 😊😉😍🐶

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🤫🤫........ ela pode não notar....!!!!!
      Bora ver com que olhar ela vai estar quando eu chegar em casa!!!!!😬😁😁

      Excluir
  8. Amei linda crônica poeta divertida, mim faz viajar e lembrar também do meu pet que tive, o Messe muito doce e lindo, dividir o café da da há com ele também ele já deve ficar aí pertinho de ti receber a parte dele toda manhã em.... Parabéns como sempre suas crônicas faz com que viajamos sempre pra algum lugar, de alguma forma sempre prende cada um de nós!! 😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ouvir isso, guria!!!
      Isso é o que justifica o empenho depositado em escrever!!!!

      Excluir
  9. kkkkkkkkk Parabéns a Ana por sua personalidade forte que resolve muita coisa só com o olhar e parabéns a vc, por compreender esse olhar e atender com amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estas diferenças são, no fim das contas, o que atrai. Os polos opostos...!

      Excluir

Bem vindo! Comente, incentive o blogue!