Daí, que eu contei a história da Lulu e do seu amor por Olho de Sogra… não os olhos da mãe do seu marido, estou falando do doce!
Acontece que, até então, estavam todos escondidos! Podes reparar: em qualquer festinha com doces, especialmente festas de crianças, assim que cantam “parabéns”, acontece o ataque aos brigadeiros… em segundos, desaparecem! Depois os bem casados. E os Olhos de Sogra vão ficando por lá. A bandeja de Olhos de Sogra quase cheia. Um ou outro espaço. Cortam o bolo, repõem os brigadeiros e os Olhos de Sogra por lá… sumindo muito lentamente, dando a impressão que ninguém os quis.
Eles somem misteriosamente, porque quando olhamos para os convidados, não vemos ninguém com Olhos de Sogra! Estão devorando brigadeiros, comendo cachorro quente, tomando sucos… e nada de vermos os Olhos de Sogra serem degustados!
Uma ou outra vez, notamos uma “vovó" pegando um, mas quando menos esperamos, desaparece o doce, sem que a vejamos degusta-lo.
Observa: não há “selfies” com pessoas comendo Olhos de Sogra! As estrelas das “selfies" são os brigadeiros, os bolos, os docinhos decorados de personagens… mas não os Olhos de Sogra!
Devoradores de brigadeiros são extrovertidos, são barulhentos! Vemos os movimentos longos do maxilar, ouvimo-los estalar a língua no céu da boca, pedir refrigerante sem seguida… Mas quanto aos comedores de Olhos de Sogra, nada disso! Se dificilmente vemo-los pegar Olhos de Sogra da bandeja, mais raramente vemo-los comendo. Fazem-no silenciosamente, sem escândalos. Movimentos discretos, mal mexendo a boca. São ágeis. São furtivos. São especialistas.
Como eu descobri isso?
Simples: foi quando publiquei a crônica “O Doce da Lulu”. Foi só eu publicar a crônica, onde digo que Olhos de Sogra são doces de velho, que pronto: comecei a ser bombardeado por pessoas dizendo que gostam de Olhos de Sogra! Mas pensam que atacaram de uma vez, como uma enérgica frente dos defensores de Olhos de Sogra? Não! Foi tática de guerrilha! Chegou uma notificação no twitter: @nãodigoquem: “ei, eu gosto de Olhos de Sogra”. Depois, quando passei pela Secretaria da Vara, a servidora, bem baixinho: “Dr., eu como Olhos de Sogra em festa!”. Até em audiência eu comentei, e o advogado, depois de olhar para um lado e outro, falou-me quase em segredo: “adoro a ameixa no Olho de Sogra”. Depois Instagram. Até no Facebook, recebi mensagens de pessoas que gostam de Olhos de Sogra.
Sim… os comedores de Olhos de Sogra existem! São uma irmandade secreta. Revelam-se raramente.
Quando tu fores a uma festa de crianças, se quiseres descobrir um comedor de Olhos de Sogra, fica atento. Observa bem. Estará sozinho ou, no máximo em dupla. Tu não os verás comendo, mas, com sorte, verás algum com um Olho de Sogra na mão. Se não conseguires ver, presta atenção em alguém, em um canto, olhando com reprovação tu devorares, esganado, um brigadeiro. Poderás notar um leve balançar de cabeça de reprovação. Estejas certo: será um membro da irmandade secreta dos comedores do Olhos de Sogra.
Eu tentei descobrir quem são, quantos são, onde se reúnem… não consegui. Falou-me um dos membros, que a irmandade tem regras rígidas e é só para os iniciados. Então decidi: abdicaria dos brigadeiros, das comilanças ostensivas para entrar para a irmandade. Mas não pude.
A irmandade só aceita membros que tenham gostado de Olhos de Sogra antes dos 30 anos. Por isso ela é tão restrita!
Mas daí, descobri que existem outras irmandades, de outros doces, e decidi: vou entrar na irmandade secreta dos comedores de Ambrosia! Nessa, aceitam membros que passem a gostar de ambrosia após os 60 anos!
Luís Augusto Menna Barreto
16 de agosto de 2021